Farmacêutico na Farmácia Hospitalar
Planejamento, Função e Controle do Farmacêutico
O perfil do farmacêutico hospitalar deve abranger as habilidades, destrezas, comportamentos e atitudes consideradas fundamentais para o farmacêutico moderno (OMS).
- Um farmacêutico (mínimo) para cada 50 leitos;
- O número de auxiliares em farmácia dependerá da disponibilidade de recursos e do grau de informatização da unidade. Na ausência desses recursos, deve existir no mínimo, um auxiliar para cada 10 leitos.
Perfil do Farmacêutico Hospitalar
- Capacidade técnica de prestação de serviços clínicos, analíticos e tecnológicos aos indivíduos, comunidades e instituições;
- Prática assistencial e contínua, de alta qualidade integrada aos sistemas de saúde;
- Exigência de boa formação técnica;
- Poder de decisão, a base de trabalho do farmacêutico deve ser utilização adequada, eficaz e com análise de custo e efetividade dos recursos (materiais e humanos) empregados. Para atingir esta meta é necessária habilidade de avaliar, sintetizar e decidir pela estratégia de ação mais eficaz;
- Capacidade de comunicação, habilidade de comunicação verbal, não verbal, escrita e escuta são essenciais para a prática assistencial, pois o farmacêutico interage com pacientes, com as equipes de saúde e administrativa;
- Liderança, o farmacêutico deve assumir muitas vezes, uma posição de liderança para desenvolver suas atividades. Liderança envolve solidariedade e empatia, assim como habilidade para decidir, comunicar e gerenciar a forma efetiva;
- Habilidade Gerencial, o farmacêutico deve gerenciar de forma eficaz os recursos (humanos e físicos) e a informação. Como gerente de nível intermediário deve possuir boa integração e relação com os níveis hierárquicos da instituição;
- Aperfeiçoamento Profissional, o avanço tecnológico e a produção tecno- científica do mundo moderno exigem a atualização constante dos profissionais. A disponibilidade para aprender novas metodologias e reciclar conhecimentos e essencial;
- Capacidade de Ensinar, o Farmacêutico, na vida profissional, necessita transmitir o conhecimento e elaborar procedimentos, visando melhorar as habilidades da equipe de trabalho.
Os níveis de autoridade e áreas de responsabilidade devem ser claros; a supervisão e o controle do pessoal devem ser desenvolvidos adequadamente. As atribuições de cada categoria profissional devem estar bem estabelecidas e deverão ser revisadas quando necessário. É importante o serviço dispor de manual contendo essas atribuições para conhecimento e consulta de todos os funcionários.
Uma gestão de recursos humanos adequada, coordenada pelo chefe do serviço com auxílio dos supervisores, irá garantir aos funcionários uma satisfação no trabalho e cumprimento dos planos de atividade, colaborando, assim, para que a farmácia da instituição atinja seus objetivos.
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