Gastos da Formatura

by - 07:00


Sim, hoje vamos falar de dinheiro meu povo e talvez muitas pessoas estejam ai pensando, “... hum quando acabar a faculdade estarei livre de contas, mensalidades e afins...”.
De certo modo das mensalidades, pra quem paga a faculdade, estará obviamente mesmo livre, mas o que não te contaram é que mesmo depois de terminar o curso, de sua aprovação no tcc, você começa a ter vários, mais vários pagamentos à fazer relacionado ao seu curso, sabe aquele curso que já acabou, mas que você ainda está lá, pagando os boletos, que podem ser variados, rs.

Vou contar um pouco da minha experiência pra vocês; eu sempre me preocupei em guardar alguma reserva de dinheiro, por que do CRF, eu sabia que em janeiro/2018 eu teria que pagar algumas taxas, mas até aí eu aceitava néh, fazer o que, sem CRF, sem ‘título de farmacêutica’, falando em questões oficiais e de trabalho, por que não existe essa possibilidade, de não pagar o CRF, e conseguir exercer a profissão de farmacêutica, rs.


Os valores do CRF mudam de acordo com o Conselho de Farmácia Regional de cada Estado, mas aqui no ES, funciona da seguinte forma, os recém-formados, tem um desconto na anuidade de 50%, e com pagamento à vista mais um descontinho, acho que de 15% na anuidade, enfim, ajuda muito, por que quem é  recém formado, realmente não tem muito dinheiro pra pagar anuidade de CRF de R$523,00, fora os ‘extras’ que vem embutido. Os gastos são muitos, além do CRF, tem formatura, que mesmo que você não participe da festa, você vai gastar com convites, beca, fotos e mais fotos, maquiagem, cabelo, roupa (para cerimônia de colação de grau), e até gastos com transportes eu tive, por que o CRF-ES é longe da minha casa, então tive muitos gastos com transportes, parte que ninguém te conta, olhem as continhas:

Transportes – R$ 150,00
CRF - R$ 383,00
Fotos Pré Formatura – Ganhei
Convites – R$ 45,00
Beca – R$ 50,00
Fotos Colação de Grau – R$ 200,00
Maquiagem – R$ 100,00
Vestido – R$ 120,00
Documentos da Faculdade – R$ 40,00
 Total- R$ 1.088,00

Tenham em mente que esses valores podem mudar, de região pra região, de situação pra situação, eu quis mostrar aqui minha experiência pra vocês, muito desses valores eu tive desconto, como por exemplo, nas fotos que serão tiradas na cerimônia de colação de grau, o valor era mais ou menos R$ 400,00, o vestido também, entre outros, nesse valor não inclui a festa, que fica pra outro post. Ao terminamos a faculdade realmente estamos sem dinheiro, e esses valores virão antes talvez de você arrumar um emprego, é importante guardar o máximo de dinheiro que você conseguir ao longo da faculdade, principalmente nos últimos períodos.
Bjos

You May Also Like

0 comentários

Obrigada pela sua visita!
Deixe seu comentário aqui, vou adorar ler e responder.
A única regra aqui é respeitar para ser respeitado. Sinta-se à vontade para comentar! Ah! SPAM/propagandas também não são permitidos. ;)