Múltiplos Benefícios do Limão
Fruto de prodigiosas virtudes, o limão é conhecido por ser uma generosa fonte de vitamina C.
A ele a medicina popular atribui diversos poderes curativos, entre os quais o de atuar como
antibiótico natural e como regulador de taxas de colesterol do organismo.
Na culinária, tem inúmeras utilidades, bastando algumas gotas para emprestar seu sabor ao de
outros alimentos. Por exemplo: seu sumo é usado como condimento no preparo e no
saboreio de peixes, frutos do mar e aves; sua casca, em pedaços ou em raspas, é também
condimento aromático ou matéria- prima essencial para doces, compotas, pudins, balas,
cremes, recheios, suspiros e etc...
Como quase todo fruto, o limão pode ser conservado em calda ou em compotas; com seu
suco refrigerante, fazem-se refrescos, coquetéis e sorvetes. Enfim, uma lista enorme de delícias.
- Afasta gripes e resfriados: a vitamina C tem o poder de coordenar as defesas do corpo contra vírus, bactérias e fungos.
- Contra o envelhecimento precoce. É um poderoso antioxidante, age contra os radicais livres, moléculas instáveis que destroem as células.
- Previne Pedra nos rins, graças a suas propriedades adstringentes ( detergente), ajuda na dissolução de aglomerados de cristais e de células gordurosas.
- É ideal para as mulheres. Tem propriedade de alcalinizar, limpar, controlar hemorragias e harmonizar todo o metabolismo. O consumo diário do limão poderá regular os períodos e o volume menstrual, além de ativar o funcionamento das trompas e ovários.
- Sorriso no rosto: o limão pode ser azedo, mas é caracterizado como o alimento do bom humor. Algumas substâncias do limão também ajudam no tratamento de desânimo, ansiedade e depressão, através da vitamina C e do d-limoneno.
- Previne as doenças degenerativas como câncer. A vitamina C ajuda na produção de interferon, uma substância que tem uma ação anticancerígena.
- Pode ser consumido em qualquer estação do ano e pode ser utilizado tanto em doces como em salgados.
- Baixar a febre: o limão é um poderoso bactericida devido à presença do ácido cítrico, que é uma espécie de antibiótico natural. Como também é rico em vitamina C, fortalece o sistema imunológico, ajuda a baixar a febre estimulando a transpiração.
- Trata da azia: pelo alto teor de ácido cítrico e de citratos, uma vez ingerido, deixa de apresentar propriedades ácidas e estimula a produção de citratos e de outros sais orgânicos alcalinos, promovendo rapidamente a neutralização da acidez no sangue. Assim age como bloqueador de prótons, tratando da azia.
- Combate fermentações e gases: por agir como um adstringente, dissolve as gorduras que compõem a alimentação, evitando, a formação excessiva de gases.
- Na gravidez, cheirar limão pode diminuir o enjoo. Seu poder adstringente, de alcalinizar os líquidos corporais pela produção de carboneto de potássio, reduz a acidez gástrica, diminuindo as náuseas e vômitos.
- Combate a osteoporose: o limão também oferece magnésio, um bom agente laxante, que juntamente com o cálcio, desempenha um importante papel na formação da albuina do sangue (proteína de alto valor biológico e a principal constituinte do plasma sanguíneo). Assim, sem o magnésio, o cálcio não se fixa nos ossos. Outro nutriente nele encontrado é o potássio, responsável por nutrir o cérebro, o tecido conjuntivo e as células nervosas.
- Bom para visão, ele contém pró-vitamina A, encontrada principalmente nas casca e na polpa do limão. Depois de ingerido, o nutriente caminha até ao fígado, onde é transformado em vitamina A, essencial para a visão, e ajuda a manter o bom funcionamento das células epiteliais da pele e das mucosas que revestem os sistemas digestivos e respiratório.
- Beber suco de limão ao acordar emagrece. Sua ação é desintoxicante. Tomado em jejum ou em 30 minutos antes das refeições principais, ajuda o organismo no processo de digestão de desintoxicação.Como é bom sempre contar com a natureza, tão sábia e dadivosa, a ponto de nos oferecer uma quantidade tão variada e rica de frutas, capazes de curarem, ou pelo menos, de amenizarem inúmeros males, moléstias e enfermidades que acometem o ser humano.
0 comentários
Obrigada pela sua visita!
Deixe seu comentário aqui, vou adorar ler e responder.
A única regra aqui é respeitar para ser respeitado. Sinta-se à vontade para comentar! Ah! SPAM/propagandas também não são permitidos. ;)